---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

SEMANA DE FINADOS E O COMBATE

Publicado em 01/11/2017 às 08:22

A Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica- Programa de Combate à Dengue chama a atenção da população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya nesta semana em que antecede o Dia de Finados. O alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. A recomendação é que, ao comparecer aos cemitérios, as pessoas evitem levar vasos de flores com embalagens decorativas e outros objetos que possam acumular água da chuva. “Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito e trazer sérios problemas. Neste período do ano, em que se alternam dias de chuva e de calor, o cuidado tem que ser permanente”!.

Flores artificiais, embalagens plásticas, pratos de plantas, suportes de velas, copos plásticos e buracos em túmulos e jazigos são os principais vilões. “O verão está chegando e não podemos baixar a guarda. Entendemos que devemos homenagear nossos entes queridos, mas não podemos esquecer da saúde da população em especial das nossas crianças e gestantes. Por isso as medidas preventivas continuam sendo o melhor caminho.

O município encontra-se hoje com 102 focos do mosquito e uma epidemia por Dengue é apenas questão de tempo!!! Ainda podemos reverter essa situação, mas precisamos da ajuda de todos.

A equipe do PCD estará realizando vistoria nos cemitérios na próxima semana. As pessoas que identificarem situação de risco no município podem denunciar pelo fone: 36270266.