PROGRAMA DE PRÓTESE DENTÁRIA

Publicado em 04/04/2019 às 07:52 - Atualizado em 04/04/2019 às 07:53

PROGRAMA DE PRÓTESE DENTÁRIA

A Prefeitura Municipal de Paraíso através da Secretaria Municipal de Saúde e Equipe de Saúde Bucal em parceria com recursos federais e estaduais possui ativo o programa de próteses dentárias no Município. Segundo o Cirurgião-Dentista responsável pelo programa Dr. Ricardo Ballestreri mensalmente são entregues no mínimo 22 próteses entre próteses totais e parciais removíveis, mas que este número em alguns meses é ate dobrado como foi o caso do mês de Dezembro onde se realizou um mutirão para a entrega das próteses, Ricardo ainda relata que o processo de reabilitação do paciente começa muito antes da prótese, onde inicialmente é feito uma consulta para adequação dos dentes ainda presentes em boca, restaurações, limpeza e extração dos dentes perdidos para posterior etapa da dentadura, devolvendo a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessas pessoas. O Procedimento de próteses e realizado por etapas onde se realiza moldagem, plano de cera, ou prova de armação, prova com dentes e ajustes das próteses.

Como forma de suporte aos pacientes para um correto uso e também para melhores instruções de higiene oral foi criado o grupo de prótese dentaria onde em grupo são discutidos assuntos pertinentes ao uso da prótese como higienização, adaptação, ajustes, troca de dentaduras, cáries e entre outros.

Segundo os dados no ultimo ano foram entregues mais de 500 próteses, e para este ano a estimativa continua a mesma. Para quem tem interesse em participar do programa basta agendar uma consulta odontológica através das agentes comunitárias de saúde e após a avaliação os cirurgiões dentistas podem incluir o nome do usuário a lista de espera.