OUVIDORIA MUNICIPAL

Publicado em 18/12/2020 às 16:27 - Atualizado em 18/12/2020 às 16:27

A Ouvidoria Municipal é um elo de comunicação entre os Munícipes e a Administração Pública Municipal.

Entre as tarefas da ouvidoria, estão: assegurar os direitos do cidadão; responder com clareza a todas as informações solicitadas e orientar sobre como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação.

A ouvidoria recebe, analisa e procura encaminhar as, dúvidas, sugestões e reclamações às Secretarias e demais unidades de gestão pública municipal, bem como recomenda medidas possíveis para solução ou prevenção de falhas.

O Ouvidor não é o representante da Prefeitura junto à população, mas sim o inverso, trata-se do canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Dessa forma, o Ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o cidadão informado.

Assim, o papel da Ouvidoria não é o de procurar e apontar defeitos na ação da Prefeitura, mas funcionar como uma espécie de “controle de qualidade do serviço público”, apontando falhas e acertos e auxiliando na busca de soluções para os problemas.

Quais são os tipos de atendimento prestados pela Ouvidoria?
• DENÚNCIAS: Fatos graves contrários às leis municipais vigentes;
• SOLICITAÇÕES: Pedidos de serviços e de atendimentos;
• SUGESTÕES: Para serem adotadas em qualquer setor da Prefeitura;
• RECLAMAÇÕES: Quando solicitações feitas anteriormente aos diversos setores da Prefeitura e não forem atendidas.

O Atendimento pode ser feito:
• Pessoalmente, vindo até a ouvidoria/prefeitura municipal (departamento de controle interno);
• Por meio eletrônico, e-mail ci@paraiso.sc.gov.br;
• Através do Link da página inicial da Prefeitura Municipal de Paraíso/SC ou através do endereço eletrônico <https://www.paraiso.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/50098#.VGsupzTF_p4>.

Em todos os modos o munícipe poderá exigir da Ouvidoria que sua identidade seja mantida em sigilo;